Empatia

Empatia:
- Gr. páthos, estado de alma
- Capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas.

Ontem entrei no ônibus, tinha um senhor, com uma papel na mão... a mão tremendo, "gritando" que precisava de ajuda. Ele falava embolado de modo que só entendi as palavras "doença", "esposa", "ajuda" e "dinheiro". Não posso afirmar se isso foi o que ele falou, ou foi o que estou acostumada a ouvir nos ônibus.
Pensamentos meus: 'ele está falando muito alto', 'tadinho','está sujo ', 'não é possível que não tenha água pra tomar um banho pelo menos', 'como alguém se sujeita a isso? imagina pedir de dinheiro, já é humilhante, imagine receber 10 centavos, seu eu tivesse que pedir dinheiro não me rebaixaria a aceitar 10 centavos somente'

Nesse momento logo após a este pensamento, olhei para o homem, provavelmente eu estou bem longe de entender avidez dele ao recolher os centavos. Ainda tento entender também como posso ter pensamentos tão ESTÚPIDOS. Eu não fazia, não faço, idéia de como ele se sente. por mais que eu tente(eu tentei depois) imaginar o dia dele, o que ele come..se come..as pessoas que ele gosta... as alegrias e sofrimentos, eu não consegui chegar nem perto da tal EMPATIA.
Posso eu julgar que conheço o algo do mundo? e por não conhecer posso me dar ao luxo de me fechar no meu 'shopping'? é sensato ficar triste por não compreender nem um pedacinho do sofrimento do homem a minha frente? é Humano..ser indiferente a isso?

"Só sei que nada sei" e me estrângulo na ânsia de saber mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o para sempre, quando termina.

Eu fico chocada comigo mesma, constantemente.

Considerações iniciais